sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novas diretrizes curriculares? O que é isso?

Diretrizes curriculares? O que é isso? Para o quê elas servem? No que elas influenciam minha vida? Por que devo me preocupar com isso? Essas são algumas perguntas que nós, estudantes, nos fazemos a princípio quando nos chamam para discutir sobre essa "coisa" cuja compreensão é essencial para avançarmos no debate de formação do nosso curso.

Primeiro de tudo, diretrizes curriculares são documentos, em forma de decretos nacionais, que norteiam os elementos dos cursos de graduação nas universidades brasileiras. A partir disso, nosso curso é guiado pelas Diretrizes para Área de Comunicação Social, elaboradas em 2002, que prevê um tronco comum e um perfil de egresso para cada habilitação.
Opa, o que isso quer dizer? Que, primeiramente, independente de cursar Jornalismo, Publicidade, Rádio Tv ou qualquer outra habilitação, todos teremos uma formação comum de comunicadores sociais. O perfil do egresso são as características específicas de cada habilitação que compõe o segundo momento da nossa formação.

Hasta la vista Comunicação Social?

Há algum tempo o Ministério Público vem com a proposta de desmembrar as habilitações de comunicação social e criar cursos separados por acreditar justamente que não existe esse tronco comum que nos unifica; um exemplo disso é que desde 2006 o Audiovisual passou a ser, em algumas universidades, um curso independente. No início de 2009 foi criada uma comissão de notáveis para elaborar novas diretrizes para o curso de jornalismo, busacando separa também essa habilitação.


As Novas Diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo (NDJ) compõem um documento de pouco mais de 20 páginas e fácil de ser encontrado. Leia. Reflita. Independente da sua habilitação pode ter certeza que essas mudanças estarão diretamente ligadas com o que quer que você possa pensar quanto à sua formação.

Baixe todo o material da campanha "Somos todos Comunicação Social - Avalie sua formação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário