terça-feira, 5 de outubro de 2010

III Semana Pela Democratização da Comunicação


Carta convocatória para construção da III Semana pela democratização da comunicação do Piauí

 No Piauí chegamos a III edição da Semana pela Democratização da Comunicação (Democom) que se pretende a levar ao âmbito geral da sociedade discussões em torno do direito humano a comunicação e a quebra do monopólio da grande mídia, por ser algo que transgride o próprio conceito da função social da comunicação. 
 
A concentração dos meios de comunicação, nas mãos de pouquíssimos contribui para a afinação do discurso hegemônico e para o fortalecimento desses grupos empresariais – solidários entre si. No Brasil, aproximadamente 90% da mídia está nas mãos de menos de 10 grupos, entre famílias e igrejas. 

Compreendendo que a luta histórica pela democratização dos meios de comunicação é uma demanda não só dos movimentos de comunicação, mas deve ser incorporada pelo conjunto dos movimentos sociais e pela juventude, fazemos o chamado para a construção da III Semana pela democratização da comunicação. Este ano, a semana terá como tema central a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, diante do tão poderoso conglomerado da comunicação que travam verdadeiras lutas contra as organizações sociais. 

A Enecos – Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – pauta a semana pela Democom como uma construção coletiva. Nesse sentido, convidamos a todos para uma atuação participativa em todos os processos de construção deste espaço, desde acumular discussões sobre a comunicação como ferramenta eficiente de educação, organização, agitação, conscientização e propagação de idéias. Assim é possível falar de transformação social utilizando a arte em suas diversas formas, na linguagem de seus próprios protagonistas.

Um comentário:

  1. Pessoal,
    vocês organizaram alguma atividade da semana?
    Mande a programação pra gente!
    No twitter www.twitter.com/democom2010 ou no email: semanademocom2010@gmail.com

    democom2010.wordpress.com

    ResponderExcluir