sábado, 30 de abril de 2011

Reflexão sobre o processo eleitoral do DCE-UFPI

Hoje, perdemos as eleições para o DCE-UFPI por cerca de 180 votos de diferença, de um total de pouco mais de 4 mil votantes. Ou seja, muito pequena a diferença. Mas, tivemos diversas irregularidades no processo. Ao modo UJS foi tudo corronpido, foi vergonhoso o processo eleitoral por inteiro, a ponto de um curso ser impedido de votar sem nenhuma justificativa. Enfim, a UJS colocou todo o seu repertório de sujeiras à prova. O câncer do movimento estudantil aprontou de novo. Entretanto, continuaremos na LUTA! Vamos lutar inclusive contra esse processo sujo. A comunidade acadêmica da UFPI tem de se posicionar diante de todas as atrocidades que ocorreram nestas eleições. Em nome de um processo justo em que seja garantido o direito de voto a todos os estudantes, e que seja respeitado todo o regimento eleitoral, sem restrições.

De toda forma, agradecemos todos os votos que foram confiados a nosso projeto. Entendendo que apesar dos ocorridos no plano eleitoral, o verdadeiro movimento estudantil da Universidade federal do Piauí sai fortalecido deste pleito, pois conseguimos fazer de uma atropelada caminhada eleitoral, uma fonte de mobilização dos estudantes. Durante o processo foi importantissimo o entendimento de grande parte dos estudantes quanto a necessidade de se organizar contra os constantes ataques que nossa Universidade vem sofrendo, dos desmandos autoritários do magnífico Reitor às políticas precarizadoras do Governo Federal para as universidade públicas.

Desde o início da campanha sempre foi unanimidade dentro da chapa que o DCE era importantissimo, não o fim, reconhecemos no Diretório Central do Estudantes uma importante ferramenta de luta, por isso lutaríamos até o fim pela sua "conquista", principalmente por reconhecer sua representatividade à face estudantil. Mas o movimento estudantil não pode se deixar depender de uma entidade, o que realmente interessa para um movimento representativo é a construção de suas pautas, suas lutas devem sempre permanecer independente da "ferramenta" - entenda-se entidade.

Assim, continuaremos Saindo do Lugar! Diante de toda essa lameira ressalta-se ainda mais a importância de um ME de Luta, sem apadrinhamento governista. E, que, acima de tudo, entenda o movimento estudantil como instrumento de luta dos estudantes, estando assim lado a lado com os estudantes na construção de suas pautas e defesas. Na luta por uma Universidade Pública, gratuita, de qualidade, laica e a serviço do povo. Dessa forma, defendendo nossas lutas específicas associadas à luta da classe trabalhadora e à uma socieade livre de desigualdades sociais e opressão.

Por Dérek Sthéfano - Estudante de Comunicação Social da UFPI, coordenador regional ENECOS NE3

Nenhum comentário:

Postar um comentário