quarta-feira, 15 de junho de 2011

ENECOM Belém/PA – Algumas informações!

A Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) organiza, todo ano, o ENECOM (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social). Em 2011 o ENECOM será na UFPA – Universidade Federal do Pará em Belém. O Encontro terá a duração de 08 dias e acontecerá do dia 22 ao dia 29 de Julho.
.
O ENECOM tem como objetivo reunir Centros e Diretórios Acadêmicos de Comunicação Social de todo o país além de debater temas pertinentes à Mídia, Sociedade e a Comunicação Social em geral. O encontro desse ano terá como tema “Comunicação e Movimentos Sociais” e promete ser um dos mais representativos encontros que a executiva organizou nos últimos anos.
.
O esquema do encontro, para quem não conhece, é muito simples:
.
  • Alojamento: Em geral os estudantes tem 02 opções para alojar, camping ou sala de aula. Em geral as delegações ficam divididas em salas de aula e você pode se arrumar com um colchão de ar ou colchonete desfrutando dos privilégios que é dormir em um ambiente refrigerado no calor de Belém. Para os que preferem um pouco mais de privacidade os encontros costumam contar com áreas para camping próximo aos alojamentos.
  • Alimentação: As refeições, em geral, são feitas no próprio Restaurante Universitário da universidade. Café da manhã, almoço e janta, todos os dias. O bandejão da UFPA é bastante agradável e você faz suas refeições às margens do grandioso Rio Guamá sob a peculiar arquitetura marajoara do espaço.
  • Transporte: A solicitação do transporte para o encontro é feito através do Coletivo ENECOS Piauí. Este ano estamos trabalhando com a possibilidade de conseguirmos um junto a secretaria de juventude. Caso não consigamos, fretaremos um ônibus, com seu custo dividido entre os estudantes que se inscreveram para ir. O valor, claro, dependerá do número de estudantes que manifestarem interesse de ir ao ENECOM participando dos ‘Pré-Enecom’. E, faremos pedágios para que o custo da ida ao encontro seja reduzido ao máximo.

  • Pré-Enecom: O Enecom tem como objetivo, para além de juntar estudantes de comunicação do Brasil todo, introduzir esses estudantes em debates e percepções críticas da sociedade e da comunicação que, em geral, não temos acesso apenas dentro da sala de aula. Não discutimos em sala a função social do comunicador ou o porque da mudança brusca de nossas diretrizes curriculares, muitos nem sabem que estão mudando. Como forma de iniciar esses debates e preparar os estudantes para os debates que serão travados no Enecom, realizamos os Pré-Enecom, ou ENECOM – Etapa Estadual. A participação nos ‘prés’ são obrigatórias, não só para a vaga no ônibus como para a inscrição e credenciamento no encontro.
  • Valores: Os valores do ENECOM 2011 costumam ficar entre 90 e 120 reais para o alojamento, alimentação, estrutura e programação para os 08 dias. Quase uma bagatela!
.
O que tem no ENECOM?
.
  • Painel: Os painéis são as estruturas mais clássica do Enecom. Para eles são convidados intelectuais e representantes de movimentos sociais para debater a Comunicação Social e os elementos que orbitam à sua volta. Em geral o encontro tem 04 painéis sobre os principais temas relativos à comunicação no momento.
  • Grupos de Discussão: Os “GD’s” são espaços menores, onde os estudantes debatem livremente sobre temas específicos que tenham alguma ligação com o tema maior apresentado no Painel. O painel que debate ‘Qualidade de Formação do Comunicador’, por exemplo, é seguido de GD’s sobre currículo, estágio, tecnização do ensino, ética profissional, etc. Assim também acontece com outros temas como a ‘Democratização da Comunicação’, o ‘Combate às Opressões na Mídia’, etc.
  • Oficinas / Mini-cursos: Você não iria para um encontro de 08 dias, cheio de gente interessante e com técnicas das mais variadas para apresentar sem aprender a fazer nada. Os mini cursos em geral são organizados em 02 dias e a proposta do espaço é que ele, através de um debate sobre algum tema você aprende algo novo. Prepare-se para aprender a intervir urbanamente com stencil, a aprender o que é o teatro do invisível ou o teatro do oprimido do lendário Augusto Boal, aprender os passos básicos das danças típicas locais ou aprender a fazer um artesanato simples para se enfeitar ou dar de presente pra alguém especial.
  • EIV: O “Estágio Interdisciplinar de Vivência” é o momento em que você irá conhecer a fundo a cultura e as especificidades do novo estado que está conhecendo. No Pará você terá condições de conhecer alguns movimentos sociais de lá ou as tradicionais comunidades ribeirinhas. Depende do estágio que escolheres para ir. Uma ótima oportunidade para sair da bolha em que vivemos e expandirmos um pouco nossos horizontes entrando em contato com pessoas e culturas diferentes.
  • Ato público: Para você que nunca se mexeu nem pra ouvir o cabelo crescer, a executiva organiza, sempre em seus encontros, um ato onde todos os estudantes de comunicação social presentes na cidade saem às ruas para reivindicar alguma causa pertinente no momento. Em 2009 fizemos um ato em Fortaleza contra a Criminalização das Rádios Comunitárias e em 2010, em João Pessoa, fizemos um ato pela reabertura do processo de debate das Diretrizes Curriculares junto ao MEC. Em Belém estaremos novamente dialogando com a sociedade, mostrando que o MeCom (Movimento Estudantil de Comunicação) está organizado debatendo com responsabilidade a Comunicação Social.
  • Simpecos / Artcom / Cinecom: Hora de apresentar o que você desenvolveu de trabalho durante o ano para estudantes e especialistas da comunicação social de todo o país. O Simpecos recebe trabalhos acadêmicos e científicos, o Artcom recebe qualquer tipo de obra de arte e o Cinecom recebe todo e qualquer tipo de filme. As apresentações e exibições são feitas sempre com comentários de especialistas e debate entre os estudantes após cada mostra. O espaço rende certificado e costuma render bons frutos para quem ainda não sabe pra que lado vai levar sua monografia ou projeto de iniciação científica.
  • Mosquemom: “Mostra o Seu Que Eu Mostro o Meu” é um dos espaços mais interessantes do encontro. Embora tenha um nome meio esquisito, é no Mosquemom que os estudantes de comunicação vão sentar para fazer um balanço coletivo de como está a estrutura das escolas de comunicação do Brasil inteiro. Com gente do Rio Grande do Sul até o Pará, esse é o momento perfeito para termos um panorama geral de como está nosso ensino de maneira nacional. Quesitos como estrutura, professores e assistência estudantil são debatidos neste espaço, escola por escola.
  • Cultural: Um dos momentos mais aguardados pela galera nos encontros são as culturais, todo dia a noite. É o espaço ideal para entrar em contato com estudantes de comunicação e futuros parceiros de profissão dos mais diversos lugares do país. Nada de se fechar na panelinha de sempre, permita-se e conheça pessoas novas e cabeças diferentes. As culturais tem como tradição não possuir música de teor opressivo e em geral são temáticas. Cada dia se explora um viés cultural novo e vai se apresentando a cultura local para o Brasil inteiro.
.
Para continuar se informando sobre o ENECOM e não perder os pré-encontros,  fique atento ao site da ENECOS. www.enecos.org
.
Lembre-se que a Enecos e seus encontros são feitas por estudantes para estudantes e a ajuda de todos é bem vinda. A relação da executiva com os CA’s, DA’s e estudantes deve ser de construção coletiva, não de clientelismo. Participe!
.
A executiva também conta com uma página no facebook para deixar os mais moderninhos antenados em todas as movimentações dos estudantes de comunicação pelo país. www.facebook.com/enecos
.
Fique atenta/o! Os pré encontros começarão em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário