sábado, 6 de agosto de 2011

Na escola às avessas... Aula de produção e edição em jornal impresso



Leonardo Maia de Alencar*

        Na Universidade Estadual do Piauí os estudantes do quarto período do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e Relações Públicas se preparam para fazer “O Gancho”, jornal laboratório do curso. Nas aulas práticas, a professora substituta, Letícia Pereira, também apresentadora do telejornal PI TV, da TV Clube, afiliada da Rede Globo, ensina seus alunos a padecer a realidade ao invés de transformá-la. 
    Os estudantes não podem fazer matérias sobre a Suzano Papel e Celulose. Se quiserem escrever sobre impactos ambientais tudo bem, mas não pode mexer com o nome da empresa. Por esse mesmo motivo não serve como pauta a construção das grandes redes de supermercado em Teresina. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Carrefour, o Walmart e o Pão de Açúcar controlam 50% dos alimentos comercializados no Brasil. Mas não importa se esse monopólio do mercado de alimentos prejudica a agricultura familiar, os pequenos e médios empresários e principalmente a população pobre, com os preços elevados dos produtos alimentícios. Não pode falar o nome das empresas e pronto.
    Então vamos entrevistar o primeiro casal de homossexuais de Teresina a se casar, ou quem sabe as quebradeiras de coco de José de Freitas, são mulheres trabalhadores que fazem discussão de gênero. Também não pode. O adequado é entrevistar pessoas que já estudaram por cinco anos e escreveram um artigo científico sobre um determinado assunto.
      Foi isso o que a professora aprendeu e é isso o que ela ensina aos alunos. Talvez sem perceber, comete o mesmo crime que fizeram contra ela. O curso superior torna-se técnico, troca a formação pela formatação e a universidade transforma-se em um grande manual de redação.

*Leonardo Maia de Alencar é estudante de Comunicação Social da UESPI e ex-coordenador nacional da ENECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário